Eginhard Weiβmann
(1923 - 1998)


Oberleutnant
St.G2
740 missões de combate
Prisioneiro de Guerra

Nascido em 28 de abril de 1923, em Ludwigsburg, Estado de Württemberg, Alemanha, Eginhard Weiβmann foi um dos mais extraordinários pilotos da Stukageschwader 2 “Immelmann” na metade final da II Guerra Mundial. Após concluir seu treinamento básico na Luftkriegsschule (LKS) de Fürstenfeldbruck, Weiβmann foi transferido em 21.02.1942 para a Stukavorschule de Bad Aibling. Seu treinamento continuou até 15.12.1942 na Stukaschule I em Kitzinger, passando antes pela Stukavorschule de San Damiano.

Finalmente, no início de 1943, o Leutnant Weiβmann foi designado para servir na frente oriental, junto ao I/St.G.2 “Immelmann” (Gruppe I da Stukageschwader 2). Ele executou sua primeira missão de combate em 20.02.1943, em um ataque na região de Dnjepropetrowsk. Weiβmann atuou frenética nos combates defensivos daquele ano, sendo condecorado com a Cruz Germânica em Ouro em 17.10.1943.

Em fins de 1943, Weiβmann foi transferido para o 1./St.G 2 - o qual foi renomeado 1./SG 2 (1º Staffel da Schlachtgeschwader 2) – e, algumas semanas depois, foi nomeado Staffelkapitän desta unidade. Em 05.06.1944 ele executou na região de Husi (Romênia) a sua última missão com o Junkers Ju 87.

Nos meses seguintes, Weiβmann e sua unidade ficaram sediados em Siebenburgen (Saxônia) onde efetuaram o treinamento de conversão para o caça-bombardeiro Focke-Wulf Fw 190F. Nesse ínterim, em 05 de setembro de 1944, Eginhard Weiβmann foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, quando somava um total de 617 missões de combate.

Retornando à frente de batalha no leste, o agora Oberleutnant Weiβmann combateria sem trégua até a rendição incondicional da Alemanha, em 07 de maio de 1945. A essa altura, ele tinha completado aproximadamente 740 missões de combate (das quais 617 com o Junkers Ju 87 e o restante à bordo do Fw 190F).

Tendo sobrevivido à guerra, Eginhard Weiβmann faleceu de causas naturais na Alemanha, em 06 de fevereiro de 1998, aos 74 anos de idade.


Principais Ases
Principais Aviões