Gustav Sprick
(1917 - 1941)


Oberleutnant
JG 26
192 missões de combate, 31 vitórias (11 na Inglaterra)
Morto em ação (28/06/1941)

Gustav “Micky” Sprick nasceu no dia 29 de novembro de 1917 na localidade de Biemsen, estado da West-fália (Alemanha). Tendo se juntado à Luftwaffe em 1937, após a conclusão de seu treinamento como piloto de caça, ele foi designado para servir como Fähnrich junto ao 8./JG 26 (8º Staffel da Jagdgeschwader 26) em 23.09.1939.

Sua primeira vitória confirmada viria no dia de início da Blitzkrieg contra os Países Baixos, Bélgica e Holanda, em 10.05.1940, quando o agora Leutnant Sprick derrubou um bombardeiro bimotor holandês FokkerT-5.

No dia 06.06.1940 ele abateria nada menos que três Bloch 152 franceses (suas 5ª a 7ª vitórias), mas, em 14.06.1940, ele foi abatido por caças Hurricane da RAF (após derrubar um dos britânicos), tendo que fazer um pouso força-do próximo a Evreux.

Sprick saiu do episódio sem qualquer ferimento e foi res-gatado por tropas alemãs, che-gando à marca de nove vitórias quando da queda da França.

Sprick no cockpit de seu Bf 109E "13-preto" do 8./JG26.

Nomeado Staffelkapitän do 8./JG 26 em 08.08.1940, o Oberleutnant Sprick abateu sua 10ª vítima (um Hurricane) quatro dias mais tarde.

Nas semanas seguintes ele se destacaria como um dos mais agres-sivos e bem sucedidos jovens líderes da Luftwaffe durante a Batalha da Inglaterra, derrubando outros dois Hurricanes em um combate no dia 31.08.1940 (suas 14ª e 15ª vitórias). Sprick seria condecorado com o Troféu de Honra da Luftwaffe em 08.09.1940, quando somava 17 vitórias.

Sua 20ª vitória confirmada (outro Hurricane) foi conquistada em 28.09. 1940 e, em reconhecimento a esse feito, o Oberleutnant Gustav Sprick foi agraciado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em 1º de outubro de 1940.

Ele chegaria ao final daquele ano com nada menos que 23 vitórias cre-ditadas e como um dos principais pilotos alemães.


Após uma pausa no inverno, a primavera do ano de 1941 veria os combates tornarem-se mais violentos, com o início da Ofensiva “Non-Stop” da RAF contra as forças alemãs sediadas na França.

Nesse cenário, “Micky” chegaria à sua 25ª vitória em 17.06.1941 (quando derrubou dois outros caças Hurricane) e à sua 30ª em 22.06. 1941 (um Spitfire).

No dia 28 de junho de 1941, todo o Gruppe III da JG 26 decolou para interceptar uma grande formação de caças da RAF que se dirigiam para atacar a estação de energia elétrica de Comines.

O 8./JG 26, liderado por Sprick, foi surpreendido por um ataque vindo de cima e separou-se em vários combates individuais contra os Spitfires britânicos. Enquanto efetuava uma manobra em “S”, a asa direita de seu Bf 109F-2 (werkenummer 5743) soltou-se da fuselagem e o avião chocou-se contra solo, matando o piloto.

Sepultura de Gustav Sprick

Quando de sua morte nesse fatídico acidente, o Oberleutnant Gustav Sprick havia executado 192 missões de combate, durante os quais obteve nada menos que 31 vitórias confirmadas (todas na frente ocidental, incluindo 11 durante a Batalha da Inglaterra).

Principais Ases
Principais Aviões