Wolfgang Späte
(1911 - 1997)

Major
JG54, E.Kdo16, JG400 e JG7
~350 missões de combate, 99 vitórias (5 quadrimotores c/Me 262)
Prisioneiro de Guerra


Reconhecido não somente como um talentoso piloto de caça mas também como um dos mais experientes pilotos de teste da Luftwaffe, Wolfgang Späte nasceu em Dresden em 08 de setembro de 1911. Embora já fosse membro da Luftwaffe desde meados dos anos trinta, Späte somente foi designado para uma unidade de combate em 01.01.1941, quando juntou-se como Oberleutnant ao 5º Staffel da JG54 "Grünherz".

(Dir-esq.)  Lt Rudolf Opitz, Hptm. Wolfgang Späte,? - agosto de 1943. Foi somente com o início da invasão da URSS (a Operação Barbarossa) que a carreira de Späte, começou a tomar vulto. Participando de várias missões nos primeiros meses da campanha, o número de vitórias que ele começou a obter acumulou-se rapidamente e, já em 09.08.1941, após atingir a marca de 25 aviões abatidos, Späte foi agraciado com o Troféu de Honra da Luftwaffe.

Pouco tempo depois, Späte tornou-se Staffelkapitän do 5./JG 54 em 10.09.1941 e, um mês depois, em 05 de outubro, ele atingia a marca de 45 vitórias confirmadas, feito que lhe fez ser condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Por fim, em 20.12.1941, Wolfgang Späte
também recebeu a Cruz Germânica. Continuando os combates na frente russa, Späte tornou-se o 90º soldado da Wehrmacht a ser condecorado por Hitler com as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro em 23.04.1942 por ter alcançado sua 79ª vitória aérea.

Devido à sua notória experiência em combate, o então Hauptmann Späte foi convocado, no início de 1943, para assumir a função de Führer des Erprobungskommando 16 (Líder do Comando de Testes 16 - E.Kdo16). Esta unida-de, sediada em Karlshagen, havia sido criada para efetuar os testes do revolucionário avião-foguete Me 163 Komet. Contudo, com o bombardeamento da base localizada em Peenemünde, o E.Kdo16 foi realocado para Bad Zwische-nahn, onde realizaria a maioria de seus vôos.

Paralelamente aos testes do Me 163, Späte também foi um dos primeiros homens a voar no Me 262 (ele pilotou o protótipo V3) e foi, justamente um de seus relatórios que impressionou Adolf Galland o suficiente para que o Gene-ral der Jagdflieger testasse o novo avião a jato (pilotando o V4). Späte retornaria ao combate em 01.05.1944 quando
se tornou Kommandeur do IV/JG 54, que havia sido criado para enfrentar a invasão da França que estava sendo preparada.

Em 01.12.1944, já promovido a Major, Späte foi designado Kommodore da JG400, unidade que operava o já conhecido Me163, agora em operações de combate contra as forma ções de bombardeiros aliados que atacavam a Alemanha. Contudo, a revolucionária arma nunca obteve um sucesso apreciável, devido à uma série de problemas técnicos, que o tornava um aparelho extremamente perigoso de ser utilizado.
Emblema do 7/JG400.

Em março de 1945, já nos dias finais da guerra, Wolfgang Späte juntou-se ao III/JG7, unidade que era equipada com o caça a jato Me 262. No comando deste avião, ele tornou-se um dos primeiros ases da era do caça a reação, ao abater cinco quadrimotores aliados.

A guerra acabou em 08.05.1945, com a rendição incondicional da Alemanha e Späte foi feito prisioneiro pelos aliados. Durante seu cativeiro, ele foi interrogado em várias oportunidades tanto por ingleses como por americanos sobre suas experiências com as duas mais modernas aeronaves da guerra.

Tendo voando mais de 350 missões de combate, ao longo das quais alcançou a marca de 99 vitórias confirmadas (inclusive cinco com Me 262), o Major Wolfgang Späte veio a falecer na Alemanha em 30 de abril de 1997, aos 85 anos de idade.

Me 163B-0 V41 - Maj. Wolfgang Späte, KdoFührer do E.Kdo16 - Bad Zwischenahn, 1944


Ficha do Piloto
Unidades:
- Jagdgeschwader 54 - Staffelkapitän 5./JG54 (10.9.41)
- Kommandeur IV/JG54 (5.44 - 30.9.44)
- Jagdgeschwader 400 - Kommodore (12.44 - 3.45)
- Jagdgeschwader 7  
Aeronaves:
  - Messerschmitt Bf 109
- Messerschmitt Me 163
- Messerschmitt Me 262
Campanhas:
  - Frente Oriental
- Defesa do Reich
Promoções:
 
Condecorações:
- 08.11.1939 - Cruz de Ferro de 2ª classe
- 27.06.1940 - Cruz de Ferro de 1ª classe
- 09.08.1941 - Troféu de Honra
- 05.10.1941 - Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (338.º)
- 20.12.1941 - Cruz Germânica em ouro (5/6)
- 23.04.1942 - Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro (90.º)





Principais Ases
Principais Aviões