Karl Schrepfer
(1917 - 1946)

Major
St.G165, St.G1, SG151 e SG1
+800 missões de combate
Prisioneiro de guerra

Nascido em 10 de fevereiro de 1917, na cidade de Augsburg (Alemanha), Karl Schrepfer foi o último piloto de assalto a ser condecorado com as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro, já nos derradeiros dias do III Reich.

Tendo se voluntariado para servir na Luftwaffe em 1937 após a conclusão de seu treinamento como piloto de bombardeiro de mergulho, em 26.08.1939 Schrepfer foi designado para servir como Leutnant junto ao III/StG 165 (posteriormente redesignado II./St.G 1 - Gruppe II da Stukageschwader 1), sediado em Wertheim.

Tendo voado sua primeira missão de combate, sobre o Canal da Mancha, Schrepfer foi promovido a Oberleut-nant em 01.08.1940, e atuou consecutivamente como Kettenführer e Technisch Offizier do seu Gruppe. Mesmo com essas funções administrativas, ele efetuaria uma série de missões de combate sobre Malta (Mediterrâneo), Norte da África, Creta e, a partir de junho de 1941, na Rússia.

Pouco depois de sua chegada à frente russa, Schrepfer foi nomeado Staffelführer do 6./St.G 1 (6º Staffel da St.G 1) em 01.08.1941 e, finalmente, Staffelkapitän da mesma unidade em 30.11.1941. Executando uma série de missões ao longo de todo o front soviético, enfrentando a pesada barragem antiaérea, ele sempre se desta-cou como um piloto habilidoso e líder respeitado. Como conseqüência, foi condecorado com o Troféu de Honra da Luftwaffe em 07.10.1941 e com a Cruz Germânica em 10.01.1942. Finalmente, em 19 de junho de 1942, após aproximadamente 500 missões de combate (300 das quais na URSS), Oberleutnant Karl Schrepfer foi agraciado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.

Promovido a Hauptmann em 01.04.1943, a partir de maio daquele ano, ele foi nomeado Staffelkapitän do Ergänzungsstaffel da St.G 1 e, do outono de 1943 até 15.04.1944, serviu como Kommandeur do I./SG 151 (Gruppe I do Schlachtgeschwader 151). Em seguida, Schrepfer foi nomeado Gruppenkommandeur interino do III./SG 1 na frente leste, onde atuou nos setores norte e central.

Schrepfer foi efetivado como Gruppenkommandeur do III./SG 1 em 15.10.1944 liderando a unidade até o final da guerra. Sendo promovido a Major em 01.11.1944, ele completou sua 800ª missão de combate em 01.03.1945. Em reconhecimento aos seus feitos, já nos últimos dias do III Reich, Schrepfer foi condecorado com as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro em 28 de abril de 1945, sendo o 850º soldado das Forças Armadas alemãs a receber essa honraria.

Tendo sobrevivido a mais de 800 missões de combate como piloto de bombardeiro de mergulho e de assalto (a maioria a bordo do Junkers Ju87), Karl Schrepfer faleceu em um acidente no dia 06 de setembro de 1946, em Wertheim, Alemanha.


Ficha do Piloto
Unidades:
 - Sturzkampfgeschwader 165  
- Sturzkampfgeschwader 1 - Staffelkapitän 6./St.G 1
- Schlachtgeschwader 151 - Kommandeur I./SG 151
 - Schlachtgeschwader 1 - Kommandeur III./SG 1
Aeronaves:
 - Junkers Ju 87
- Focke-Wulf Fw190
Campanhas:
  - Batalha da Inglaterra
- Mediterrâneo
- Frente Oriental
Promoções:
 
Condecorações:
- 07.10.1941 - Troféu de Honra
- 10.01.1942 - Cruz Germânica em Ouro
- 19.06.1942 - Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
- 28.04.1945 - Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro ..........................(850º)


Principais Ases
Principais Aviões