Herbert Schramm
(1913 - 1943)

Hauptmann
JG53 e JG27
480 missões de combate, 42 vitórias (7 na Inglaterra)
Morto em Ação (01/12/1943)

Nascido na cidade de Wetzlar, Estado de Hessen (Alemanha), em 13 de outubro de 1913, Herbert Schramm desenvolveu ainda cedo sua paixão pelo vôo. Como resultado, em 1933, muito antes da Luftwaffe ser criada, ele já possuía o seu brevê de piloto, trabalhando como instrutor de vôo civil.

Em 1938, com a expansão da Luftwaffe, em preparação para a guer ra que se avizinhava, Schramm foi convoca do para integrar a força de pilotos de caça, passando por um treinamento na Jagdflieger-schule. Quando a guerra irrompeu, em setembro de 1939, ele estava servindo como Feldwebel d. R. (der Reserve - "da reserva"), junto ao 7./JG 53 "Pik As" (7º Staffel da Jagdgeschwader 53).

Sua primeira vitória viria durante a Campanha contra a França, em 14.05.1940. Antes da rendição dos franceses, ele conseguiria ainda obter outra vitória, em 27.05.1940, ao derrubar um Morane 406 da Armée de L´Air, pelo que foi condecorado com a Cruz de Ferro de 2ª Classe e promovido a Oberfeldwebel.

A luta prosseguiria, agora sobre as águas do Canal da Mancha, enfrentando os pilotos da RAF. No curso dos sangrentos confrontos, Schramm somaria outras sete vitórias contra os ingleses, sendo agraciado com a Cruz de Ferro de 1ª Classe em 13.09.1940 (quando somava 5 vitórias). Promovido a Leutnant, ele seria condecorado com o Troféu de Honra da Luftwaffe em 23.02.1941.


Schramm saindo do "6-branco".

Deste modo, quando começou a Operação Barbarossa (a invasão da URSS) em 22 de junho de 1941, Schramm já era um piloto extremamente experiente. Isso surtiria um efeito devastador sobre os mal treinados e desmotivados pilotos soviéticos. No primeiro dos combates ele derrubaria um bombardeiro DB-6 e, no dia 15.07.1941 outros quatro bombardeiros cairiam sob o fogo de suas armas.

Como resultado de seu sucesso, o Leutnant Herbert Schramm receberia das mãos do Generalfeldmarschall Albert Kesselring a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, em 06 de agosto de 1941, quando somava um total de 24 vitórias confirmadas. Schramm somaria outras 13 vitórias confirmadas na frente russa, até ser transferido de volta a Alemanha no início de 1942.

Ele permaneceria afastado dos combates ao longo de todo o ano de 1942 e boa parte de 1943, quando atuou como instrutor de vôo nas escolas de pilotos de caça, onde sua experiência em combate deveria ser repassada aos novatos. Mas essa situação mudaria, com o crescimento da ofensiva de bombardeiros da 8ª Força Aérea Americana contra as cidades alemãs.


Já promovido a Oberleutnant, Schramm seria designado para servir, em setembro de 1943 junto ao 5./JG 27, então atuando na "Reichvertidigung" (Defesa do Reich). Novamente, ele se mostraria um caçador eficaz: enfrentando as gigantescas formações de bombardeiros B-17 Flying Fortress, e sua pesada escolta de caças - sempre com enorme superioridade numérica -, Schramm abateria seu primeiro quadrimotor em 14.10.1943, alcançando, assim, sua 40ª vitórias confirmada.

Outro B-17 seria sua vítima em 29.11.1943 (sua 41ª víti-ma), seguido de outra Fortaleza Voadora, derrubada no dia seguinte.

Voando missões diárias de interceptação, a capacidade de resistência física e mental dos pilotos da Luftwaffe eram levados ao extremo, em um constante jogo de "roleta russa". E, a sorte de Schramm acabou se esvain-do.

Em 01 de dezembro de 1943, em mais uma missão de interceptação de bombardeiros, Schramm seria morto em combate sobre Eupen (Bélgica) quando foi abatido por um caça americano P-47 Thunderbolt.

Schramm (esq) e Wolf-Dietrich Wilcke  (dir) recebem a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro das mãos do Generalfeldmarschall Albert Kessekring (centro), agosto de 1941.


Tendo voado 480 missões de combate e alcançado um total de 42 vitórias confirmadas ao longo de sua carreira (28 vitórias na frente russa e 14 na frente ocidental, incluindo 3 quadrimotores), Herbert Schramm foi reconhecido postumamente pela Luftwaffe, ao se tornar o 736º soldado a receber as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro, em 11 de fevereiro de 1945. Na mesma ocasião, também foi promovido, em caráter póstumo, ao posto de Hauptmann d. R.




Bf 109E-4 - Lt. Herbert Schramm, 7./JG 53 - Le Touquet-Etaples/França - dezembro, 1940



Bf 109F-2 - Lt. Herbert Schramm, 8./JG 53 - Ossiyaki/URSS - setembro, 1941



Ficha do Piloto
Unidades:
- Jagdgeschwader 53 
- Jagdgeschwader 27 
Aeronaves:
 - Messerschmitt Bf 109
Campanhas:
 - Blitzkrieg
- Batalha da Inglaterra
- Frente Oriental
- Defesa do Reich
Promoções:
- ??.??.1940 - Oberfeldwebel
Condecorações:
- 20.04.1940 - Cruz de Ferro de 2ª classe
- 13.09.1940 - Cruz de Ferro de 1ª classe
- 23.02.1941 - Troféu de Honra
- 06.08.1941 - Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro...................................(271º)
* 11.02.1945 - Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro ..........................(736º)
Em caráter póstumo.

Lt. Schramm no cockpit de seu bf 109E "6-branco". Lt. Schramm taxiando com seu Bf 109E "6-branco". Aterrissagem forçada em 10.09.1941 na localidade de Ossijaki. O Bf 109F-2 "3-preto" ficou 30% destruído.

 

Principais Ases
Principais Aviões