Nascido em 19 de dezembro de 1912 na
cidade de Erfurt (Turíngia), Alemanha, Gerhard "Gerd" Schöpfel iniciou
sua carreira militar como membro da força policial até ser transferido
para a Luftwaffe em 1936. Após a conclusão de seu treinamento como piloto
de caça, em 1938, ele foi designado como Leutnant
para servir jun-to ao I/JG 233 (Gruppe
I da Jagdgeschwader 233),
posteriormente renomeado I/JG 135 e, finalmente, I/JG 51.
 |
Schöpfel permaneceria pouco tempo nessa unidade, sendo transferido
para o I/JG 26 em meados de 1939. Promovido a Oberleutnant,
ele seria designado em 23.09.1939, pouco depois do início da II
Guerra Mundial, para a função de Staffelkapitän
do 9./JG 26 (9º Staffel
da JG 26). Sua primeira vitória viria, durante a Campanha
da França, em 19.05.1940, quando derrubou um caça Hurricane
da RAF, sobre a localidade de Courtrai. Ele ainda alcançaria outras
duas vitórias antes da rendição francesa no fim de junho de 1940.
Mas o grande momento de Schöpfel viria durante a violenta e mal-suce
dida Batalha da Inglaterra
que foi travada durante o verão de 1940 sobre o Canal da Mancha
e sul das ilhas britânicas. |
Em 18.08.1940 ele abateu nada menos que quatro Hurricanes em uma única missão sobre Canterbury. Duas de suas vítimas nesse
confronto épico eram os ases da RAF Donald McKay (creditado com
20 vitórias) e Kenneth Lee (sete vitórias) que saltaram feridos
dos seus aviões, ambos do 501st Squadron.
No apogeu da Batalha, em 22.08.1940, Hauptmann Schöpfel foi designado Gruppenkommandeur
do III/JG 26, quando Adolf Galland deixou
esse posto para assumir o comando como novo Kommodore da JG 26. Finalmen te, em 11 de setembro de 1940, após atingir a marca
de 20 vitórias confirmadas, Gerhard Schöpfel foi condeco rado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.
Os combates prosseguiriam ao longo do ano seguinte, sendo que
ele abateria seu 30º adversário em 07.08.1941, após abater dois
Spitfires.
Promovido a Major em 01.12.1941,
Schöpfel seria apontado Kommodore
da JG 26 "Schlageter" em 06.12.1941, quando Adolf
Galland foi promovi-do a General
der Jagdfieger. Ao final do ano de 1941 ele já somava um total
de 36 vitórias confirmadas, sendo condecorado com a Cruz
Germâ nica em 20.12.1941.
À frente da JG 26 Schöpfel chegaria à marca de 40 abates em 01.06.
1942 quando derrubou um caça Spitfire
e, em 19.08.1942, nos combates sobre Dieppe em 19 de agosto de
1942, dois outros caças Spitfire
tomba ram sob o fogo de suas armas (suas 41ª e 42ª vítimas).
Suas
últimas vitórias viriam no final daquele ano quando enfrentou
os primeiros ata-ques da 8ª Força Aérea americana: ele conseguiu
abater dois bombardeiros quadrimotores Boeing
B-17 em 08.11.1942 e outro B-17 em
06. 12.1942 (sua 45ª vitória). |

|
Schöpfel deixaria o comando da JG 26 em 10.01.1943 - sendo sucedido
por Josef "Pips" Priller - para se tor-nar
o Oficial de Operações junto ao Stab
do Líder de Caças (Jagdführer, ou simplesmente "Jafü") na Bretanha.
Ele ocuparia a mesma posição no sul da Itália entre julho e outubro
de 1943 e, depois, se tornaria Jafü na No-ruega, a partir de novembro
de 1943.
 |
Em 01.05.1944, Schöpfel retornaria brevemente à frente de combate
pa-ra assumir o comando do III/JG 54 "Grünherz", antes de ser
indicado Kommodore da
JG 4, em 01.06.1944, atuando na Defesa
do Reich.
Em 06.08.1944, seu Bf 109G-6
(Werkenummer 440728)
foi atingido pe-los caças americanos e Schöpfel, ferido, foi obrigado
a saltar de seu avião. Após sua recuperação, em novembro de 1944,
ele foi designado Jagführer na Hungria e, em fevereiro de 1945,
comandante da Luftkreigs schule (Escola de Vôo de Guerra) de Gatow.
Em 10.04.1945, ele voltaria a assumir o comando de uma unidade
de frente de combate ao se tornar Kommodore
da JG 6 (sucedendo a Gerhard Barkhorn),
baseada na Checoslováquia, onde permaneceria até o fim da guerra,
em 08 de maio de 1945.
Embora não tenha lutado na frente oriental, Schöpfel foi capturado
pelos soviéticos e permaneceria em seu rigoroso cativeiro até
dezembro de 1949, quando foi repatriado. |
Após ser libertado, ele trabalharia como chofer e, posteriormente,
como comerciante. Ele somente retornaria ao campo da aviação no início
dos anos 60, quando se tornou executivo do Lloyd Aéreo em Bonn - onde
seu escritório era vizinho de seu velho amigo Adolf
Galland. Tendo voado cerca de 700 missões de combate na II Guerra
Mundial, ao longo das quais alcançou a marca de 45 vitórias confirmadas
(todas na frente ocidental), o Major Gerhard Schöpfel faleceu de causas
naturais em 15 de maio de 2003, aos 90 anos de idade.
Bf 109E-4 - Oblt. Gerhard Schöpfel, Staffelkapitän 9./JG 26 - Calais/França
- agosto, 1940

Fw 190A-2 - Maj. Gerhard Schöpfel, Stab/JG 26 - Audembert/França - fevereiro, 1942
|