Arnold Lignitz
(1913 - 1941 ?)


Major
JG51, JG54
25 vitórias (15 na Inglaterra)
Desaparecido em ação (30/09/1941)

Arnold Lignitz nasceu no dia 25 de março de 1913 na cidade de Insterburg, Prússia Oriental, então parte da Alemanha. Tendo se juntado à Luftwaffe em 1935, ele estava servindo como Oberleutnant junto ao 3./JG 20, mais tarde redesignado 9./JG 51 (9º Staffel da Jagdgeschwader 51), quando a guerra começou, em 01.09.1939

Nomeado Staffelkapitän do 3./JG 20 em 14.01.1940, Lignitz alcançaria sua primeira vitória no dia 14.04.1940, ao abater um bombardeiro Blen-heim da RAF. No auge da Campanha da França, no dia 31.05.1940, du-rante um combate violento, Lignitz abateria nada menos que três caças britânicos (dois Spitfires e um Lysander).

Após a derrota da França, em junho de 1940, a Luftwaffe envolveu-se em um embate violento contra a RAF pelo controle do espaço aéreo sobre o Canal da Mancha. Nesses combates aéreos, que ficaram conhecidos co-mo a Batalha da Inglaterra, Lignitz derrubou nada menos que 15 aviões britânicos. Nesse ínterim, em 01.10.1940, ele foi nomeado Gruppenkom mandeur do III/JG 54 (Gruppe III da JG 54) e, finalmente, no dia 05 de novembro de 1940, foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.

Em abril de 1940, promovido a Hauptmann, ela lideraria sua unidade du-rante a invasão dos Bálcãs, derrubando um Blenheim iugoslavo como sua 20ª vitória.

Com o início da invasão da URSS, em 22.06.1941, ele continuaria a liderar seus homens contra os soviéticos, abatendo cinco adversários nos primeiros meses da Operação Barbarossa. Contudo, no dia 30 de setembro de 1941, durante um combate sobre Leningrado contra um caça I-153, a asa de seu Bf 109F-2 (werkenummer 9668) desprendeu-se em vôo. Embora Lignitz tenha aparentemente conseguido saltar de seu avião com vida ele nunca mais foi visto, sendo considerado desaparecido em ação desde essa data.

Quando de seu desaparecimento o Major Arnold Lignitz havia alcançado a marca de 25 vitórias confirmadas, sendo 19 na frente ocidental, um na Iugoslávia e cinco na URSS.

Principais Ases
Principais Aviões