Richard Leppla
(1914 - 1988)

Major
JG51 e JG6
+500 missões de combate, 68 vitórias (8 na Inglaterra)
Prisioneiro de guerra

Um dos mais conhecidos e respeitados pilotos do JG51 "Mölders", Richard Leppla nasceu em 09 de jun-ho de 1914 em Matzenbach (Alemanha) e começou sua carreira militar como cadete de um regimento de arti-lharia do exército em 1934. Transferido para a Luftwaffe no ano seguinte, Leppla estava servindo como Ober-leutnant junto ao 3./JG 51 (3º Staffel da Jagdgeschwader 51) quando a guerra começou em 01.09.1939.

Nomeado Staffelkapitän de sua unidade em 15.03.1940, ele obteve sua primeira vitória confirmada em 10.05.1940, ao abater um Fokker G-1 holandês e, até o final da Campanha da França, no final de junho daquele ano, ele havia acumulado cinco vitórias, pelo que recebeu a Cruz de Ferro de 1ª Classe. Durante a Batalha da Inglaterra, o agora Hauptmann Leppla derrubou oito caças britânicos e foi nomeado Kom mandeur do III/JG 51 (Gruppe III da JG 51).

A partir de 22.06.1941, sob as ordens Werner Mölders, ele lideraria sua unidade na invasão da URSS. Enfrentando um adversário despre parado e mal treinado, Leppla rapidamente elevou o seu score pes-soal, sendo finalmente agraciado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em 27 de julho de 1941, após abater 27 aeronaves inimigas.

Sua 40ª vítima tombou sob o fogo de suas armas em 10.10.1941 e a 50ª vitórias veio em 09.02.1942, sendo que, nesse ínterim, ele foi tam bém condecorado com a Cruz germânica em 20.12.1941. Reconheci-do por seus camaradas como homem de grande bravura, em certa ocasião, Leppla liderou uma tropa de assalto em uma incursão atrás

das linhas soviéticas em busca de seu Rottenflieger, que tinha feito um pouso forçado. Ele não apenas locali-zou o afortunado piloto, como conseguiu liderar as tropas de volta às linhas alemãs.

Sua carreira foi abruptamente encurtada em razão de um acidente, quan-do seu Bf 109F-2 ("schwarzer Winkel und Kreis" - werkenummer 8185) co lidiu na pista de pouso com um Junkers Ju52, ocasião em que Leppla ficou gravemente ferido.

Em 15.12.1942, após sua recuperação, ele foi designado para o comando da Jagdfliegerschule 5 (depois renomeada JG 105), posição que ocupou até 31.08.1943.

Por quase dois anos Leppla ocupou vários cargos dentro da hierarquia da Luftwaffe até que, em 17.04.1945, nas últimas semanas do III Reich, foi nomeado Geschwaderkommodore da JG 6, sucedendo a Gerhard Barkhorn.

Quando a guerra acabou, em 08.05.1945, Leppla se encontrava na Boê- mia e foi capturado por tropas soviéticas. Ele permaneceria em cativeiro na URSS até 1950. Após seu retorno à terra natal, ele serviria na Bundes-luftwaffe (a nova Força Aérea da Alemanha Ocidental), alcançando o pos-to de Oberst antes de se retirar do serviço ativo em 30.09.1972.

Tendo executado mais de 500 missões de combate durante a II Guerra Mundial, ao longo das quais obteve 68 vitórias confirmadas (13 na frente ocidental e o restante na frente russa), Richard Leppla faleceu de causas naturais em sua cidade natal em 04 de agosto de 1988, quando contava com 74 anos de idade.

 

Principais Ases
Principais Aviões