Wilhelm Joswig
(1912 - 1989)


Oberleutnant
St.G 1, St.G 77 e St.G 2
820 missões de combate, 2 vitórias
1 submarino, 3 navios, 88 tanques, 13 pontes, 2 trens
Prisioneiro de guerra

Wilhem Joswig foi um dos mais experientes e bem sucedidos pilotos de Stuka de toda a guerra, ganhan-do sempre a admiração de seus superiores e subordinados. Nascido em 02 de fevereiro de 1912 em Klein-Zechen, próximo a Johannisburg (Prússia Oriental), Joswig juntou-se à Luftwaffe em 02.05.1935, após deixar a Deustches Polizei.

Após concluir seu treinamento, ele passaria a atuar como instrutor de vôo da Stukaschule de Otrokowitz entre os anos de 1939 e 1940. Com o início da Batalha da Inglaterra, Joswig foi transferido para o Canal da Mancha junto ao 8./St.G 1 (8º Staffel da Stukageschwader 1) no verão de 1940. Em uma de suas primeiras missões, ele afundou uma fragata de 8000 BRT.

A partir do início de 1941, Joswig foi transferido para a Sicília, participando de ataques contra as ilhas de Malta e Creta e em apoio às tropas do Afrika Korps. Em 24.05.1941, durante uma missão, seu Stuka foi atingido pe-la bateria antiaérea inimiga. Após saltar de pára-quedas, Joswig ficaria flutuando nas águas durante 26 horas até ser localizado e resgatado por um hidroavião Dornier Do24.

Em 22.06.1941, com a Invasão da URSS pela Wehrmacht, a unidade de Joswig foi deslocada para a frente rus sa. Voando em suporte ao avanço alemão na área de Smolensk, ele novamente foi abatido pelo FLAK sovié tico e obrigado a realizar um pouso forçado atrás das linhas inimigas. In-felizmente Joswig foi capturado por uma patrulha de soldados russos, en tretanto, seis dias mais tarde, os alemães chegaram ao local do cativei-ro, libertando-o.

No seu retorno, Joswig foi nomeado instrutor da Stukaschulle de Diest (Bélgica) e, paralelamente, foi incumbido de organizar um Staffel de Stukas, baseado em Coxyde, que realizasse missões noturnas sobre a Inglaterra. Numa dessas missões, ele foi seriamente ferido num acidente aéreo na noite de 11 para 12.01.1942, permanecendo por cerca de seis meses no hospital.

Ao retornar para o 8./St.G 1 em 17.06.1942, Joswig veria combate nas batalhas de Leningrado, Wolkhov e Lago Ilmen, realizando missões de bombardeiro e de reconhecimento armado pelo "Staffel Falke" do St.G 1 no setor central. No mês de agosto, ele foi abatido três vezes, nos dias 03, 07 e 11, por caças ou pelo FLAK, ten do que abandonar seu avião em todas essas ocasiões.

Transferido para a St.G 77 em outubro de 1942, Joswig voaria quatro missões com essa unidade antes de pas sar a servir com o 9./St.G 2 "Immelmann" - mais tarde redesignado para servir no 9./ SG 2, isto é, 9º Staffel da Schlachtgeschwader 2. Em 03.03.1943, seu Stuka foi atingido seriamente por um projétil da antiaérea soviéti-co, cegando os dois olhos do piloto. Ele voou por aproximadamente 40 minutos antes de alcançar as posições amigas e abandonar o aparelho.

Joswig se recuperou rápido e continuou a atacar pontes, blindados e colunas de transporte na Frente Oriental. Em 23.01.1944, durante sua 750ª missão, ele foi abatido mais uma vez e obrigado a saltar seriamente ferido na terra de ninguém.

Após várias horas, a infantaria alemã conseguiu resgatá-lo e ele passou oito meses em recuperação. Enquanto estava internado, o Oberfeldwebel Wilhelm Joswig, foi agraciado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em 29 de fevereiro de 1944.

Retornando em setembro de 1944, Joswig foi promovido a Oberleutnant em 03.02.1945 e realizou sua 800ª mis são em março de 1945. Capturado pelos aliados ocidentais ao fim das hostilidades em maio de 1945, ele nunca se juntou à Bundesluftwaffe no pós-guerra, preferindo atuar na iniciativa privada na Alemanha Ocidental.

Ao longo de sua carreira, o Oberleutnant Wilhelm Joswig realizou 820 missões de combate (70 a bordo do Fo-cke-Wulf Fw190) nos mais variados teatros de operações, sendo o responsável pela destruição de um submarino, três navios, 88 tanques, 13 pontes, dois trens e duas vitó

rias aéreas. Além disso, ele resgatou três tripu-lações atrás das linhas inimigas, inclusive o também ganhador da Cruz de Cavaleiro Oberleutnant Immo Fritzsche, em 02. 10.1943.

Wilhelm Joswig veio a falecer de causas naturais em 07 de julho de 1989 na cidade de Stuttgart, então Alemanha Ocidental, aos 77 anos de idade.

Principais Ases
Principais Aviões