Dr.med. Ernst Gadermann
(1913 - 1973)


Oberstabsarzt
St.G2
~850 missões de combate
Prisioneiro de guerra

Um dos poucos membros do corpo médico da Luftwaffe - e o único que atuou como tripulante - a receber a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, Ernst Gadermann nasceu em Wuppertal-Ronsdorf (Alemanha), em 25 de dezembro de 1913. Chamado pelos colegas de "Stuka-Doktor" ele atuou principalmente como médico cirur-gião da Stukageschwader 2 "Immelmann" (mais tarde redesignada Schlachtgeschwader 2) de 1941 até feverei-ro de 1945, na frente leste.

Contudo, além de seus deveres médicos no III Gruppe e no Geschwader-stab do St.G 2 , Gadermann voou cerca de 850 missões de combate co-mo artilheiro aéreo e observador em todos os setores da Frente Oriental - exceto em Leningrado e Stalingrado -, sendo a maioria delas com o len dário Hans-Ulrich Rudel.

Gadermann executou sua primeira missão em novembro de 1941 na re-gião de Moscou, na tentativa de encontrar o Leutnant Merian e seu arti-lheiro de bordo atrás das linhas inimigas. Mas seria a partir da primavera de 1944 até fevereiro de 1945 que Gadermann teria seu período de glória como artilheiro de Rudel.

Nesse período ele executou cerca de 800 missões de combate - a mai oria como destruidor de tanques - sendo abatido em pelo menos cinco ocasiões junto com seu famoso amigo. Foi nessa época, em 19 de agos to de 1944, que o Oberstabsarzt (equivalente a Hauptmann no corpo mé- dico) Ernst Gadermann foi agraciado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de ferro, após mais de 600 missões de combate.


Rudel (esq) e Gadermann

A última missão conjunta desta tripulação foi em 09.02. 1945, em Lebus, nas proximidades de Frankfurt-an-der-Oder, na qual Rudel foi seriamente ferido ao ser atingido por um projétil antiaéreo na parte inferior da perna direita - que foi praticamente destruída.

Tendo conseguido fazer um pouso forçado nas linhas ale-mãs, foram os primeiros socorros imediatos prestados por Gadermann que salvaram Rudel de sangrar até a mor te.

Esta foi uma das últimas missões de Gadermann que, a partir de março de 1945 até o fim da guerra, permaneceu em uma estação de observação em Brunswick.

Tendo executado um total de aproximadamente 850 missões de combate como artilheiro de bordo de um Jun-kers Ju87 Stuka, participando da destruição de 351 tanques soviéticos e de caças inimigos, o Dr. Ernst Gader mann faleceu em Hamburgo (antiga Alemanha Ocidental) no dia 26 de novembro de 1973, sendo sepultado em sua cidade natal em 07.12.1973.

Principais Ases
Principais Aviões