Wolfgang Falck
(1910 - 2007)


Oberst
JG132, ZG76, ZG1 e NJG1
90 missões de combate, 8 vitórias
Prisioneiro de guerra

Wolfgang "Wolf" Falck é considerado unanimemente um dos grandes visionários da Luftwaffe e chama-do, merecidamente, de "Pai da caça Noturna" - seu sucesso como piloto de caça pouco importa diante dessa sua grande realização, que teria um impacto profundo na condução da guerra.

A carreira militar de Falck começou em abril de 1931, quando ele foi aceito co-mo membro do diminuto Reichswehr, como era chamado o Exército da Repúbli-ca de Weimar, sob as restrições do Tratado de Versailles.

Em razão de suas qualidades pessoais, Falck foi escolhido com outros 29 bri-lhantes cadetes para serem treinados clandestinamente como pilotos de caça na base alemã mantida em Lipetsk, ao sul de Moscou (URSS).

Seu treinamento começou em abril de 1932 e, quando ele retornou à Alemanha, seis meses mais tarde, ele foi incorporado a um regimento de infantaria em Schweidnitz.

A partir de 01.02.1933 Falck freqüentou a Escola de Infantaria em Dresden, em preparação para se tornar um oficial, sendo que foi promovido a Leutnant em 01. 10.1934. Mesmo ainda na clandestinidade, ele conseguiu cumprir seus treina-mentos de reciclagem de seis semanas à bordo de biplanos Arado Ar 64 na es-cola de vôo de Schleissheim.


Em março de 1935, o Leutnant Falck tornou-se Kettenführer (Instrutor) na Deutsche Verkehrsfliegerschule (Escola de Tráfego Aéreo), também situada em Schleissheim, já como membro da recém oficializada Luft-waffe. Promovido a Oberleutnant em 01.04.1936, Falck foi transferido para a JG 132 "Richthofen" (Jagdgeschwader 132), foi nomeado Staffel kapitän do 5º Staffel (5./JG 132), então baseado em Jüterbog-Damm. Em 01.07.1938, com a criação do Gruppe III da JG 132 (III/JG 132), Falck assumiu o comando do 8º Staffel, sediado em Fürstenwalde. Es se novo Gruppe foi, mais tarde, renomeado I/ZG 76 (Gruppe I da Zers-törergeschwader 76) e equipado com o caça pesado bimotor Messer-schmitt Bf110.

Ele estava servindo com essa unidade quando da eclosão da II Guerra Mundial, em setembro de 1939. Falck lideraria seu Staffel durante a Campanha da Polônia, a partir de sua base em Ohlau, na Silésia, o-btendo suas três primeiras vitórias durante os combates contra a pe-quena força aérea polonesa. No fim daquele ano ele seria realocado pa ra a Baía Germânica, passando a ficar sediado em Jever. Aí, defenden-do a esquadra alemã lá ancorada, ele tomou parte da batalha aérea contra os bombardeiros bimotores Wellington da RAF que atacaram o

porto de Wilhelmshaven em 18.12.1939. No combate que se seguiu, Falck alegou dois abates, mas somente um pôde ser confirmado. Contudo, ele mesmo foi obrigado a fazer um pouso forçado em Wangerooge, após seu havia ser danificado pelo fogo defensivo dos bombardeiros britânicos.

Em 19.02.1940, o agora Hauptmann Falck foi designado Gruppenkommandeur do I/ZG 1, baseado em Düsseldorf, mas no início de abril foi realocado para Barth, na costa do Mar Báltico.

Em 09.04.1940, Falck liderou seu Gruppe na invasão da Dinamarca, e obteve sua oitava e última vitória (um Fok-ker D.XXI em Vaerlöse) durante a ocupação da Holanda.

Enquanto estava baseado em Aalborg, no norte da Dina-marca que Falck, acompanhando os ataques que os bombardeiros da RAF faziam em sua base, à noite, sem serem molestados, preparou um extenso relatório sobre teorias de interceptação noturna.

Falck em seu Messerscmitt Bf 110.

Falck e sua Cruz de Cavaleiro.

Em maio de 1940 o I/ZG 1 participou da Campanha da França e, após a rendição dos franceses, ficou sediado em Le Havre, a partir de onde efetuou missões contra a RAF no Canal da Mancha.

No entanto, à essa altura, o dossiê de Falck chegou às mãos do Alto Comando da Luftwaffe (Oberkommando der Luftwaffe - OKL), causando tal repercussão que o Gene-ralfeldmarschall Albert Kesselring ordenou a Falck que re tornasse com o seu Gruppe para Düsseldorf, a fim de for-mar a primeira unidade de caça noturna da Luftwaffe: a legendária Nachtjagdgeschwader 1 (NJG 1).

Desse modo, Falck tornou-se Kommodore da NJG 1 em 26.06.1940 e, finalmente em 07.10.1940 o Major Wolf-

gang Falck foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Ele permaneceria à frente da NJG 1 pe los próximos três anos e cinco dias, mas seu principal legado nesse período foi estabelecer, em parceria com o General Josef Kammhuber, uma mortalmente eficaz força de caças noturnos a Nachtjagdwaffe.

Em 01.07.1943 Falck foi promovido ao posto de Oberst e transferido para o Generalstab, como representante do General Kammhuber junto ao Luftwaffenführungsstab.

A longa parceria de ambos acabaria quando eles discor-daram sobre a direção que a Nachtjagdwaffe deveria to-mar com a intensificação dos ataques britânicos a partir do final de 1943.

Consequentemente, ele deixou seu posto e foi nomeado Luftwaffenbefehlshaber Mitte (Comandante Supremo da Luftwaffe no Centro), sendo responsável pela força de ca ças noturnos e diurnos que atuavam na Defesa do Reich, cujo comando ficava em Berlim.

Falck (esq.) e Streib.

Ele permaneceria nessa função até o fracassado atentado contra Hitler, em julho de 1944. Por essa época, Falck aproximou-se do General der Jagdflieger Adolf Galland requisitando um posto longe de Berlim, conse-guindo ser designado Jagdfliegerführer Balkan (Líder dos Caças nos Bálcãs), cujo quartel-general ficava em Pancevo (próximo a Belgrado, Iugoslávia). No dia de sua chegada a Belgrado, a Romênia deixou o Eixo e juntou-se aos Aliados, seguida da Bulgária. Isso forçou Falck a deslocar seu comando para Viena (Áustria).

Falck (esq.) cumprimenta o General Kesselring durante uma visita deste a NJG1.

Pouco depois, ele foi designado General Flieger-Ausbildung, respon-sável por todas as escolas de treinamento de pilotos da Luftwaffe. No entanto, em 01.03.1945 foi lhe dado o comando de uma unidade de caças no Reno, mas o desenrolar da guerra, com o rápido cola-pso do III Reich, impediu-o de assumir seu posto. A guerra, para Falck, acabou no dia 03.05.1945, quando foi feito prisioneiro dos americanos na Bavária.

Falck foi solto em 07 de junho de 1945 e desempenhou uma série de atividades nos anos imediatamente posteriores ao fim da guerra. Ele trabalhou em uma fazenda, como vendedor de produtos farma-cêuticos e até para o Exército Britânico como oficial civil nos depó sitos do 47º Regimento Real de Engenheiros.

Nesse período, ele freqüentou uma escola noturna e graduou-se em Administração, o que resultou em um cargo em uma empresa que produzia baralhos.


Em 1961, quando já atuava como gerente desta companhia, Falck foi contatado por um funcionário da North American Aviation, que o convi-dou para juntar-se àquela empresa como consultor. Ele não perdeu a oportunidade de retornar ao campo da aviação e aceitou. Cinco anos mais tarde ele passou a trabalhar para a McDonnell Douglas, onde per maneceu até se aposentar em 1986.

Após sua aposentadoria, e casado pela terceira vez (com a viúva do ás Hans "Assi" Hahn), Falck mudou-se para St. Ulrich, próximo aos Alpes austríacos, onde viveu até falecer de causas naturais em 13 de março de 2007, aos 96 anos de idade.

Ao longo de sua carreira, o Oberst Wolfgang Falck voou 90 missões de combate e abateu oito aviões inimigos (três poloneses, quatro britâni-cos e um dinamarquês). Mas seu verdadeiro legado foi ter desenvolvido e liderado a revolucionária Força de Caças Noturnos da Luftwaffe, em uma das muitas difíceis tarefas da guerra.



Bf 110E (W.Nr.3920) - Hptm. Wolfgang Falck, Kommodore NJG 1 - Herbst, 1940



Principais Ases
Principais Aviões