Oskar Dinort
(1901 - 1965)

Generalmajor
JG132, JG134 e St.G 2
Prisioneiro de guerra

Nascido em Berlim em 23 de junho de 1901, Oskar Dinort iniciou sua carreira militar em 1919 como volun tário de um regimento de cavalaria de uma unidade de Freikorps - forças paramilitares contra-revolucionárias de direita que lutaram contra os levantes comunistas e ataques poloneses no período imediatamente posterior à I Guerra Mundial.

Em 1921 ele seria aceito no pequeno Reichswehr (nome do Exército ale-mão durante República de Weimar), como Fähnrich no 2º Regimento de Infantaria. Promovido a Leutnant em 1923, Dinort se transformaria em um dos grandes pilotos de planador da Alemanha durante os anos 20.

Já como Oberleutnant, no dia 20.10.1929 ele estabeleceria um novo recorde mundial para o vôo a vela, ao permanecer 14 horas e 23 minutos no ar. Dinort ainda ganharia o campeonato europeu de vôo planado em 1930, bem como o campeonato alemão em 1931.

Em 1934, Dinort seria transferido do Exército para a Luftwaffe, sendo promovido a Hauptmann e designado para servir no Stab do I/JG 132 (Gruppe I da Jagdgeschwader 132 - a 1ª unidade de caças da Alemanha nazista).

Milch (esq) e Dinort.

No entanto, em 31.03.1935 ele passaria a servir como Generalstabsoffizier (Oficial do Staff) do General Ernst Udet, junto ao Reichsluftfahrtministerium (Ministério do Ar do Reich). Nessa posição, Dinort atuou como inspetor da produção e desenvolvimento de aviões de caça e dos bombardeiros de mergulho durante a expansão da Luftwaffe.

Entre 20.02.1936 e 15.03.1937 ele serviria como Kommandeur do III/JG 134, sendo promovido a Major em mea dos daquele mesmo ano. Em 15.09.1937 Dinort seria indicado para comandar a primeira unidade de bombar-deiros de mergulho da Luftwaffe, o I./St.G. 165 (Gruppe I da Stukageschwader 165), redesignado I/St.G 2 "Immelmmann" em 1939.

Dinort (esq) e o General v. Richthofen.

Quando da invasão da Polônia, em setembro de 1939, Dinort comanda ria diretamente sua unidade, participando de 40 missões de combate. Em razão do seu sucesso, ele foi indicado, em 15.10.1939, Kommodore da Stukageschwader 2. Na liderança dessa unidade, ele desempenharia missões de suporte às tropas da Wehrmacht durante a Blitz-krieg, espalhando o terror sobre as forças inimigas. Como resultado, Dinort seria condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em 20 de junho de 1940.

Após o sucesso na França e das pesadas baixas na Batalha da Ingla-terra, Dinort somente voltaria ao combate na guerra contra a URSS, quando do início da Operação Barbarrossa em junho de 1941.

Mais uma vez, os Stukas desempenharam um papel fundamental con-tra as forças inimigas de modo que o Oberstleutnant Oskar Dinort tornou-se o primeiro piloto de bombardeiro de mergulho ( e 21º soldado da Wehrmacht) a receber as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro, em 14 de julho de 1941.

Em 15.10.1941 Dinort deixaria o comando da St.G 2, entregando-o ao Major Paul-Werner Hozzel, para assu-mir nova posição junto ao Ministério do Ar. Em 1944, ele seria apontado Kommandeur da 3. Fliegerschuldivi-sion (3ª Escola de Pilotos) e, ao final daquele ano, promovido a Generalmajor. Capturado pelos ingleses ao final da guerra, Dinort permaneceria em cativeiro até 1947, vindo a se fixa em Dortmund após sua libertação.

No pós-guerra retornaria à sua antiga paixão, os vôos com planadores, vido a trabalhar inclusive no Chile, realizando pesquisas com planadores em vôos em alto mar. Oskar Dinort faleceu em Colônia, então Alemanha Ocidental, em 27 de maio de 1965.


Ficha do Piloto
Unidades:
  - Jagdgeschwader 132  
- Jagdgeschwader 134 - Kommandeur III./JG 134 (20.2.36 - 15.3.37)
- Sturzkampfgeschwader 2 - Kommandeur I./St.G 2 (15.9.37 - )
- Kommodore (15.10.39 - 15.10.41)
Aeronaves:
  - Junkers Ju 87
Campanhas:
  - Blitzkrieg
- Batalha da Inglaterra
- Frente Oriental
Promoções:
 
Condecorações:
- 20.09.1939 - Cruz de Ferro de 2ª classe
- 11.05.1940 - Cruz de Ferro de 1ª classe
- 20.06.1940 - Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.....................................(63º)
- 14.07.1941 - Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro ............................(21º)





Principais Ases
Principais Aviões