Johannes Brandenburg
(1910 - 1942)

Hauptmann
St.G2 e KG30
+200 missões de combate
Morto em ação (28/02/1942)


Johannes Brandenburg nasceu em 28 de julho de 1910 no município de Innien, região de Holstein, Alema-nha. Ele começou sua carreira militar ao ingressar na polícia de Hamburgo em 02.01.1932, onde serviu até 1935, quando foi transferido para a Luftwaffe, iniciando o seu treinamento na base de Prenzlau.

Após ser promovido a Fahnenjunker em abril de 1936, Brandenburg co-meçou a receber instrução para voar no Junkers Ju87 Stuka, sendo pro-movido a Leutnant em 24.02.1938. Após a conclusão do treino, ele foi designado para servir junto ao I/St.G 2 "Immelmann" (Gruppe I da Stuka-geschwader 2) a partir de julho de 1938.

Foi com essa unidade que Brandenburg participou da Invasão da Polô- nia durante o mês de setembro de 1939. Em uma de suas primeiras mis sões sobre a cidade de Krakow, seu Stuka foi abatido pela artilharia anti aérea polonesa e ele foi obrigado a saltar de pára-quedas atrás das li-nhas inimigas. Brandenburg caminhou por várias horas até se encontrar com as tropas alemães que avançavam.

No início da Campanha da França, ele foi nomeado Staffelkapitän do 2./St.G 2 (2º Staffel da Stukageschwader 2). Nessa época, o esquadrão liderado por Brandenburg auxiliou os pára-quedistas alemães no famoso assalto contra a fortaleza belga de Eben-Emael. Durante uma de suas investidas contra as posições do Exército francês, o seu Stuka novamen te foi abatido num combate contra nove caças Hurricanes britânicos obri-

gando-o a saltar em território inimigo. Mais uma vez, Brandenburg conseguiu alcançar as linhas germânicas.

Ainda durante a invasão da França, o seu Staffel ficou incumbido de realizar missões contra navios no Oceano Atlântico, função desem-penhada com grande destreza por seus homens, Em pouco tempo, sua unidade havia destruído um cruzador, três destróieres, dois car-gueiros de tropas e dois navios de suprimentos.

Apenas Brandenburg foi responsável pela destruição de um destróier e um navio de transporte. Por esses feitos, o então Hauptmann Joha nnes Brandenburg foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em 18 de setembro de 1940.

Após a campanha da França, Brandenburg pediu transferência para a KG 30 (Kampfgeschwader 30), onde passou a pilotar os bombar-deiros bimotores Junkers Ju88.

Na sua nova função de Kampfflieger, ele atacaria embarcações ingle sas no Atlântico Norte, afundando um navio tanque e um submarino nas proximidades de Orfordness em fevereiro de 1941.


Com a invasão da URSS em 22.06.1941, Brandenburg passou a atuar como Staffelkapitän do 1./KG 1 "Hindenburg", onde participa ria de missões no setor Norte do front em operações contra aero-portos, ferrovias e posições soviéticas.

A partir de setembro de 1941, ele passou a atacar instalações mi-litares e navios ancorados no porto de Leningrado e, no ano de 1942, participaria das batalhas de Wolkhov, Lago Ilmen e Kholm.

No dia 28 de fevereiro de 1942, Brandenburg decolou de sua base para atacar tropas inimigas abrigadas numa floresta ao sudeste de Dubrovo (Rússia). Durante a missão, o Ju88 de Brandenburg foi atingido acidentalmente por uma bomba lançada de um Stuka, caindo em chamas com toda a tripulação.

O número de missões voadas pelo Hauptmann Johannes Branden burg ainda permanece desconhecido, acreditando-se que ele te-nha efetuado no mínimo 200 incursões de combate.



Principais Ases
Principais Aviões