Alwin Boerst
(1910 - 1944)

Major
KG157, St.G163 e St.G2 (SG2)
+1.000 missões de combate
Morto em ação (30.03.1944)

Alwin Boerst nasceu na localidade de Osterode, Alemanha, em 20 de outubro de 1910, tendo se juntado à Wehrmacht em 04.04.1934, servindo junto à 2. Kompanie do Kraftfahrabteilung 6 - uma unidade do Exército, de onde deu baixa como Unteroffizier d. R. (Reserva) em outubro de 1935. Ele permaneceria fora da vida militar até 1937, quando foi convocado para servir na Luftwaffe.

Boerst foi, então, designado para servir como Unteroffizier junto ao 7./KG 157 (7º Staffel da Kampfgeschwader 157) onde permaneceria até 01.09.1938, quando foi transferido para o 3./ St.G. 163 (Stuka-geschwader 163), onde foi promovido a Leutnant e passou a operar os bombardeiros de mergulho Ju 87 Stuka.

Após o início da II Guerra Mundial, em setembro de 1939, Boerst voa-ria nada menos que 39 missões de com bate durante a invasão da Po-lônia e outras 113 durante a Campanha da Blitzkrieg contra a França entre maio e junho de 1940.

Em agosto daquele ano - em plena Batalha da Inglaterra - Alwin Boerst foi promovido a Oberleutnant, mas as pesadas baixas de sua unidade (agora denominada St.G 2 "Immelmann") forçaram a retirada da frente de combate. À essa altura já havia sido condecorado com as Cruzes de Ferro de 2ª e de 1ª classes.


Alwin Boerst no cockpit de seu Ju-87D-3. Russia, 1942-43.

Durante a Campanha dos Bálcãs, em abril de 1941, Boerst completaria outras 22 missões de combate. So bre a ilha de Creta, durante a Operação Merkur (a san-grenta invasão aerotransportada daquela ilha) Boerst comandou várias missões contra os navios de guerra da Marinha Real britânica, sendo que ele próprio afundou um destróier e dani ficou outra embarcação

Quando do início da Operação Barbarrosa, Alwin Boerst foi indicado Staffelkapitän do 2./St.G. 2. Uma de suas missões mais famosas foi a destruição da ponte sobre o rio Dnjepr, que permitiu às tropas alemãs encurralarem e destruírem uma grande concentração de tropas inimigas.

Além disso, após seu primeiro mês na URSS, Boerst ha-via destruído 79 veículos e seis tanques, além de várias

baterias antiaéreas e um trem blindado. Acumulando mais de 300 missões de combate, o Oberleutnant Alwin Boerst foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em 05 de outubro de 1941.

Pouco depois de completar sua 600ª missão de combate, Boerst foi transferido de volta à Alemanha em setem bro de 1942, onde serviu como instrutor de vôo. Em 28 de novembro de 1942 ele se tornou o 149º soldado da Wehrmacht a ser condecorado por Hitler com as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro e, em 01.12.1942, foi promovido a Hauptmann.

No Ano Novo de 1943, Boerst retornou à frente de combate, desta vez co mandando o 3./St.G. 2. Ele participaria de inúmeras missões durante as batalhas defensivas daquele ano, até ser ferido pela artilharia antiaérea em outubro de 1943.

Após seu retorno à linha de frente, agora promovido a Major, Boerst seria apontado Kommandeur do I./St.G 2 "Immelmann" e, finalmente, comple-taria sua 1000ª missão de combate em 29 de janeiro de 1944.

Em 30 de março de 1944, Boerst e sua unidade começaram a operar a versão antitanque do Stuka (Ju 87G-1 chamado Kanonenvogel). Em uma de suas primeiras missões contra blindados soviéticos, na localidade de Jassy, na Romênia, seu avião foi abatido pelo fogo defensivo dos tan-ques, matando toda a tripulação.

Em reconhecimento aos seus feitos, o Major Alwin Boerst tornou-se, em caráter póstumo, o 61º soldado a ser agraciado com as Espadas da Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, em 06 de abril de 1944.





Ju 87D - Oblt. Alwin Boerst, Staffelkapitän 2./St.G 2 - URSS - 1941



Ficha do Piloto
Unidades:
  - Kampfgeschwader 157  
- Sturzkampfgeschwader 163  
* Sturzkampfgeschwader 2 "Immelmann" - Staffelkapitän 3./St.G 2. (6.41)
* Renomeada Schlachtgeschwader 2 (SG2) a partir de out/1943
Aeronaves:
Junkers Ju 87
Campanhas:
Blitzkrieg
Batalha da Inglaterra
Balcãs
Frente Oriental
Promoções:
 
Condecorações:
- 15.09.1939 - Cruz de Ferro de 2ª classe
- 22.05.1940 - Cruz de Ferro de 1ª classe
- 03.09.1941 - Troféu de Honra
- 05.10.1941 - Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
- 15.06.1942 - Cruz Germânica em Ouro
- 28.11.1942 - Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro .........................(149º)
- 06.04.1944 - Espadas da Cruz de Cavaleiro .........................................(61º)

 

Principais Ases
Principais Aviões