Messerschmitt Me 263

Messerschmitt Me410

Devido ao grande número de problemas com o Me 163, causa frequente de acidentes mortais, a Messerchmitt decidiu reformular todo o projeto. O novo avião redesenhado a partir do Komet receberia primeiro a designação Me 163D, recebendo depois a de Me 263.

A sua aerodinâmica havia sido ainda mais aperfeiçoada que a do Me 163C, os seus tanques tinham mais combustível. Um novo motor foguete com uma câmara de baixo empuxo para a velocidade de cruzeiro aumentava a duração da preciosa e volátil carga de propelentes. O trem de pouso, fruto de tantos problemas no Me 163 havia também sido redesenhado e apresentava-se agora na forma mais clássica de um triciclo com rodas. Enfim, tratava-se de um 163 amadurecido.

Como a Messerchmitt já tinha muitos projetos em mãos o Me 263 seria transferido para a Junkers. Na Junkers o projeto foi entregue ao professor Hertel que em Dessau partindo de um protótipo do Me 263A-1, o tranformou no melhorado Ju 248.

O aparelho incluía aerofólios auxiliares automáticos, uma carlinga tipo "bolha" para aumentar a visibilidade do piloto, uma fuselagem traseira em angulo reto, flaps maiores e outras modificações menos visiveis. Dois canhões MK 108 de 30 mm foram colocados nas asas. Entretanto o aparelho regressou à denominação inicial por pressão do RLM, estipulando que deveria receber um dos novos motores de ácido nítrico da BMW, o BMW 708 capaz de 2.500 Kg de empuxo. Mas estas alterações não chegariam a ser concluídas, embora o primeiro protótipo voasse como planador em Agosto de 1944, aliás, este mesmo protótipo seria capturado pelos soviéticos que o testariam intensamente.

Histórico
Séries:
Protótipos
Categoria(s):
Caça-foguete monoposto de curta distância
Tripulantes:
 
Primeiro Vôo:
Agosto de 1944 (como planador)
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Obs:
Derivado do Me 163 (originalmente designado Me 163D e Ju 248)
Ficha Técnica
Motor:
1 x Walter HWK 109-509C-4
Potência:
1.700 kp (câmara principal)
300 kp (câmara de cruzeiro)
Dimensões:
Envergadura:...................................... 9,50m
Comprimento:..................................... 7,88m
Altura:................................................. 2,70m
Pesos:
Vazio:.................................................. 2.105kg
Máximo:............................................. 5.150kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:......................................  
Vel. máxima:...................................... 1.000 km/h na altitude máxima
Vel. ascensão:.................................... 15.000 m em 3 min.
Autonomia:......................................... 1 hora
Teto serviço:...................................... 15.000 m
Armamento(s):
2 x Mk 108 de 30mm
Messerschmitt Me410


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