Messerschmitt Me 209

Me 209 V1

A partir de finais de 1942 tornou-se evidente para os comandantes da Luftwaffe a necessidade de desenvol ver um interceptor capaz de combater às grandes altitudes e de abater os bombardeiros aliados que começa-vam então a intensificar os seus ataques.

A urgência da necessidade levou a que se tentassem poupar passos na investigação partindo da carcaça de um caça já bem conhecido e que tinha até então prestado ótimo serviço, o Messerschmitt Bf 109. As altera- ções que o 109 sofreria passariam pelo aumento da superficie alar e pela colocação de um motor especial pa-ra trabalhar às grandes altitudes que estava então em desenvolvimento na Daimler Benz.

Esta nova versão do Bf 109 juntar-se-ia às dezenas que este modelo conheceria durante a Guerra, recebendo a designação de Me 209H. Mas logo depois decidiu-se que para acelerar ainda mais o andamento do projeto deveria existir um projeto paralelo, desta feita usando os componentes básicos do Bf 109G, este outro caça de grandes altitudes baseado no 109G receberia a denominação Me 109H.

O protótipo Me 109 V49 foi então construído unicamente para testar a instalação dos motores para grandes altitudes na carcaça do velho 109. Após testes bem sucedidos com o Me 109 V49 decidiu-se prosseguir com o projeto Me 209. Seria então construído um protótipo que receberia a designação Me 209 V6, este avião voaria pela primeira vez em abril de 1944 (maio de 1944 para alguns).

Mas apesar de todas as decisões tendentes a acelerar o andamento das investigações o projeto não avançou à velocidade esperada. Aliás uma das escolhas tomadas com o único propósito de acelerar o projeto contribu-iu precisamente para o tornar obsoleto, a escolha de um caça que em 1942 se aproximava do seu ciclo útil de vida, o Messerschmitt Bf 109.

Com efeito, quando o primeiro protótipo do Me 209 (do qual se conhece apenas uma única fotografia) fez o seu vôo inaugural, em junho de 1944, este já estava ultrapassado pelos novos aviões a reação testados na própria Messerschmitt e em outras fábricas do Reich.

Histórico
Séries:
Protótipos
Categoria(s):
Caça monoposto e de testes de alta velocidade
Tripulantes:
 
Primeiro Vôo:
1938
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Obs:
Quando o Me 209V1 bateu o recorde mundial de velocidade em 1939, ele foi designado como Me 109R com o propósito propagandístico (Fazer parecer que o recorde foi batido por uma variante do caça padrão alemão Bf 109.)
Ficha Técnica - Me 209 V5
Motor:
1 x DB 603G
Potência:
2.000 hp
Dimensões:
Envergadura:...................................... 10,95 m
Comprimento:..................................... 09,74 m
Altura:................................................. 04,00 m
Pesos:
Vazio:..................................................  
Máximo:.............................................  
Desempenho:
Vel. cruzeiro:......................................  
Vel. máxima:...................................... 678 km/h
Vel. ascensão:....................................  
Autonomia:......................................... 600 km
Teto serviço:...................................... 11.000 m
Armamento(s):
1 x MK108
2 x MG131
2 x MG151/20
 
Me 209 V5


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Condecorações