Henschel Hs 132

A partir de 1937 o DVL iniciou uma série de pesquisas sobre bombardeiros de mergulho para sucederem ao legendario Stuka. Nesse âmbito foi construído o Berlin-Charlottenberg, afim de estudar a posição dos braços do piloto, que se acreditava reduzir as tensões gravitacionais a que este era sujeito durante as fases terminais do vôo picado. Ficou também demonstrado que a redução da área frontal poderia trazer benefícios à resolução deste problema.

Destas pesquisas resultou diretamente o Hs 132 cuja construção começou no início de 1944. Previa-se a produção de duas séries de Hs 132, a primeira, o 132A seria de bombardeiros de mergulho transportando uma única bomba de 500 Kg, e sem armamento defensivo. A série 132B além da bomba de meia tonelada levaria dois canhões MG 151 de 20 mm.

A série A partia do princípio de que o aparelho era tão rápido que não poderia ser atingido por nenhum tipo de defesa anti-aérea. A singular posição do piloto levantava uma série de problemas com o posicionamento dos controles e instrumentos de vôo, acabando por decidir-se pela colocação do painel principal sob o piloto e a maioria dos instrumentos só era visível por intermédio de espelhos.

Aparentemente, não existia maneira de o piloto abandonar o avião no caso deste apresentar algum tipo de problema, dada a sua posição. O Hs 132 possuia asas a meia fuselagem, fuselagem de duraluminio e lemes direcionais duplos. As asas e a cauda eram construídas de madeira compressada, coberta de madeira co-mum. O motor a reação BMW 003 era montado no topo da fuselagem, atrás do cockpit.

Os modelos de produção deveriam receber as turbinas Jumo mais avançadas ou os motores Heinkel-Hirth S 011, uma excelente turbina que tinha arrancado o seu processo de desenvolvimento na primavera de 1945. O primeiro protótipo (V1) foi construído em finais de 1944, os primeiros vôos de teste nesse aparelho praticamen-te concluído estavam prestes a começar quando o exército soviético tomou a fábrica da Henschel em maio de 1945.

Histórico
Séries:
Protótipo (não completado)
Categoria(s):
Bombardeiro de mergulho e ataque ao solo a jato
Tripulantes:
1
Primeiro Vôo:
 
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Ficha Técnica
Motor:
(A): 1 x BMW 003E-2, 800 kp
(B): 1 x Jumo 004B, 900 kp
(C): 1 x HeS 011A, 1.300 kp
Potência:
 
Dimensões:
Envergadura:...................................... 7,20 m
Comprimento:..................................... 8,90 m
Altura:................................................. 3,00 m
Pesos:
Vazio:..................................................  
Máximo:............................................. 3400 kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:......................................  
Vel. máxima:...................................... 700 km/h (carregado)
780 km/h (vazio)
Vel. ascensão:....................................  
Autonomia:......................................... 680-1120 km
Teto serviço:...................................... 10.500 m
Armamento(s):
(A) 500 kg de bombas
(B) 500 kg de bombas + 2 x MG151 de 20 mm
(C) 1.000 kg de bombas + 2 x MG151 de 20 mm

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