Flugwerk Fw 190A-8/N e D-9/N
(Flugwerk GmbH)


Fundada em 1997, a Flug Werk GmbH atua no mercado de restauração e reprodução de aeronaves antigas e seu produto mais conhecido (e cujo projeto deu origem à empresa) é uma réplica do caça Focke-Wulf Fw 190A-8. Aliás, o nome da empresa foi propositalmente escolhido para que as aeronaves ali fabricadas recebessem as iniciais Fw. Esses aparelhos são vendidos em forma de kit, para ser montado pelo comprador.

Oficialmente chamado de Fw 190A-8/N (N de Nachbau ou "nova produção"), o projeto teve início em junho de 1996. Os aparelhos são construídos conforme os desenhos originais de fábrica e possuem as mesmas características da aeronave original, com exceção do enorme motor BMW 801. As pequenas diferenças estruturais dizem respeito principalmente às adaptações necessárias para o funcionamento da aeronave, exigências atuais para condições de vôo e preferências pessoais dos proprietários.

Por falta do motor BMW 801 original, ironicamente os Fw 190A-8/N são equipados com motor russo ASh-82T construído sob licença na China, uma versão atual do motor utilizado pelos seus antigos adversários na frente oriental: La-5 e La-7. Esse motor é praticamente idêntico ao BMW-801 alemão, inclusive na potência, porém o motor alemão é mais pesado. Um dos motivos pode ser pela presença do radiador de óleo anular presente na parte da frente nos modelos originais, e separado nos motores atuais, fato esse, que gerou em alguns casos, problemas de arrefecimento nos primeiros modelos. Mais tarde, foi adicionado um radiador de óleo anular, semelhante ao original.

Visualmente, os 190 atuais são idênticos aos antigos. As únicas diferenças estão na carenagem do motor, um pouco mais retilínea (quase imperceptível) e o aparecimento de uma pequena abertura (entrada de ar) na parte superior do capô, onde ficavam as metralhadoras, esta sim a característica mais marcante. Tal abertura tornou-se necessária, devido à instalação do radiador de óleo na parte superior-traseira do motor. Todos os aparelhos possuem trem de pouso traseiro original com documentação e sua respectiva história.

Assim como o projeto do Me 262, os vinte 190s da Fkugwerk (entre eles 3 D-9/N "Langnase") receberão números de série (Werknummer) de acordo com a linha de produção de 1945, dando continuidade à numeração da época, começando a partir de 990000 até 990019.

O protótipo (WNr.990000) foi montado com partes de um Fw 190A-8 original (WNr.170393) e encontra-se em exibição estática no Luftfahrtmuseum em Laatzen-Hannover/Alemanha como "11-amarelo". O segundo aparelho concluído "D-FWWC" (WNr.990001) fez seu primeiro vôo em 22.07.2004 (vídeo), sob os comandos do piloto de testes da empresa Horst Philipp. Foi também o primeiro vôo de um Fw 190 após o término da II Guerra Mundial. Em 2007 participou do filme "Tali-Ihantala 1944" (vídeo) uma produção finlandesa. Vendido para "The Chariots of Fire Fighter Collection" em Omaka/Nova Zelândia, atualmente apresenta-se nas cores do Fw 190A-6 pilotado pelo Maj. Erich Rudorffer, Kommandeur do II./JG 54 em 1944.

Em 19.02.2009 foi a vez do "D-FWJS" (WNr. 990017) fazer seu primeiro vôo em Manching/Alemanha. Esta aeronave recebeu o mesmo esquema de cores e camuflagem do Fw 190A-6 (W.Nr. 410004) do lendário Walter Nowonty enquanto Gruppenkommandeur do I./JG 54. Cinco meses depois, mais precisamente em 09.07.2009, outro Fw 190A-8/N “F-AZZJ” (WNr. 990013) fez seu primeiro vôo (vídeo) em Dijon-Darois/França, nas cores do Fw 190A-4 (W.Nr. 7134) "1-preto" do Oblt. Horst Hannig enquanto Staffelkapitän do 2./JG 2. Infelizmente, no dia 12.06.2010 o aparelho foi obrigado a fazer um pouso forçado no mar Mediterrâneo, a 150 m do litoral de Hyères/França, após apresentar seguidas falhas no motor.

Também em 2010 foi a vez do “9-vermelho” (WNr.990005), “14-branco” (WNr.990010), e o "11-branco (WNr.990002) levantarem vôo pela primeira vez. Seguidos pelo “1-vermelho” (WNr.990004) em 2011 e o "13-preto" (WNr.990019) em 2012, todos os cinco baseados nos EUA. Para nossa surpresa e satisfação, aqui mesmo no Brasil, em um dos hangares de restauração do museu da TAM em São Carlos-SP, outro Fw 190A-8/N (WNr. 990012) estava sendo montado em condições de vôo, alguns anos atrás.

 

Fw 190A-8/N e D-9/N conhecidos (atualizado em 2016)

WNr.990000 - Gunter Leonhardt/Luftfahrtmuseum, Laatzen-Hannover/Alemanha. Com partes de um Fw 190A-8 original “11-amarelo” (WNr.170393). Primeiro protótipo, em exibição estática.
WNr.990001 - Murray Miers/The Chariots of Fire Fighter Collection, Omaka/Nova Zelândia. "<<+-" de Erich Rudorffer (W.Nr.990001). Primeiro vôo: 22.07.2004 (vídeo). Matrícula: ZK-RFR (ex D-FWWC).
WNr.990002 - Erickson Aircraft Collection - Madras/Oregon/EUA. "11-branco" (W.Nr.550476). Primeira partida no motor: 16.04.2010. Primeiro vôo: 19.07.2010 (vídeo). Matrícula: N447FW (ex D-FMFW).
WNr.990003 - Jerry Yagen/Fighter Factory/Military Aviation Museum (MAM) - Virginia Beach/Virginia (ex Attie Niemann - África do Sul). Fw190D-9/N "12-preto" (W.Nr.210079). Primeira partida no motor: 11.12.2007. Matrícula: N623TB (ex D-FWSC). Obs: Equipado com motor Allison V-1710 V-12.
WNr.990004 - Raptor Aviation - Albury/New South Wales/Australia (ex Don Hansen - Baton Rouge/Louisiana/EUA). “1-vermelho” de Hans Dortenmann. Matrícula: VH-WLF (ex N4190). Primeira partida no motor: 21.09.2009. Primeiro vôo: 09.10.2011.
WNr.990005 - Jerry Yagen/Military Aviation Museum - Virginia Beach/Virginia/EUA. Ex “9-vermelho”. Primeiro vôo: 10.01.2010 (vídeo). Matrícula: N190BR. Obs: Possui nariz e hélice de Tupolev Tu-2.
WNr.990006 - Eric Vormezeele, Brasschaat/Bélgica. Em construção para voar com motor Jumo 213 e partes de um Fw190D-9 original “3-branco” (W.Nr.210102).
WNr.990007 - Luftwaffenmuseum, Berlin-Gatow/Alemanha. Com partes de um Fw190D-9 original “8-preto” (W.Nr.210968). Em exibição estática.
WNr.990008 - Fink, EUA ?
WNr.990009 - Proprietário desconhecido - Alemanha (ex-Tom Blair/Spitfire Ltd - Duxford/Inglaterra). "1+V" (ex "<<+-" WNr. 980554). Primeiro vôo: 05.11.2013. Matrícula: D-FWMV (ex G-FWAB). Obs: Com partes de um Fw 190A-9 (WNr. 980198) original
WNr.990010 - Rudi Frasca/Frasca International Inc, Urbana/Illinois/EUA. “14-branco” (W.Nr.980574). Voou no Planes of Fame Airshow (Chino) em 13.05.2010 (vídeo). Matrícula: N190RF. Obs: Equipado com motor Pratt & Whitney R-2800.
WNr.990011 - Dr. Thomas Summer/Tri-State Warbird Museum, Batavia/Ohio/EUA. “13-vermelho” (W.Nr. 583661) de Heinz Bär. Matrícula: N190AF. Obs: Com motor P&W R-2800 e partes de um Fw 190F-8/R1 original.
WNr.990012 - Museu da TAM, São Carlos-SP/Brasil
WNr.990013 - Proprietário desconhecido - Alemanha (ex Christophe Jacquard, Dijon-Darois/França). Ex "1-preto" de Horst Hannig. Primeiro vôo: 09.05.2009. Última matrícula: F-AZZJ. Obs: Acidentado em 12.06.2010, atualmente encontra-se em restauração na Meier Motors GbR como "4-amarelo".
WNr.990014 - ?
WNr.990015 - Possivelmente Fw190D-9/N
WNr.990016 - ?
WNr.990017 - Proprietário desconhecido, Manching/Alemanha. "<<+" de Walter Nowotny. Primeiro vôo: 19.02.2009. Matrícula: D-FWJS. Obs: Atualmente encontra-se à venda por US$ 690.000,00.
WNr.990019 - Dan Kirkland/GossHawk Unlimited - Casa Grande/Arizona/EUA. "13-preto" de Josef Priller (W.Nr. 170346). Primeira partida: final de 2011. Primeiro vôo: fevereiro de 2012 (vídeo). Matrícula: N190DK. Obs: Com partes de um Fw 190A-5 original (W.Nr.1134). Acidentado em 2012, voltou a voar em maio de 2015.
WNr.9900?? - Kit vendido no início de 2010 para Suécia. Estava sendo montado em condições de vôo na Flug Werk. Matrícula desconhecida.

 

Dados Técnicos


Motor : Asch 82T / 14 cilindros, 1900 hp

Envergadura: 10,50 m

Comprimento: 9,10 m

Altura : 3,95 m

Peso Vazio: ~2.900 kg

Peso Máx. :~ 3.800 kg

Tanque: ~ 880 lts

Velocidade máx. a 20.000 pés: 635 km/h

Velocidade de decolagem: 165 km/h

Velocidade de aterrissagem: 185 km/h

Velocidade de cruzeiro a 2.300 rpm: 585 km/h

Razão de subida: 4.000 pés/min

Teto de serviço: 20.000 pés

Alcance: 990 km

 

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