Fieseler Fi 103A-1/Re
"Reichenberg"

Fi 103A-1/Re IV "Reichenberg IV"

A idéia de colocar um piloto a bordo de uma Fi 103 V1 para operações especiais foi proposta pela lendária aviadora Hanna Reitsch, pelo mestre dos comandos alemães Otto Skorzeny e pelo famoso piloto de testes Heinrich Lange. Lange procurava formar um grupo especial de pilotos que caso fosse necessário pudesse se sacrificar em ação. Na mesma época, a DFS estava investigando uma idéia semelhante desde 1943, pois testes com o P.1079 (Me 328) tinham mostrado que ele era inadequado.

Em 1944 a DFS estava determinada a seguir em frente e desenvolver uma arma semelhante, chamada de "Reichenberg". Em apenas 14 dias a DFS desenhou, construiu e testou quatro diferentes modelos, e agora necessitava de pilotos voluntários.

Fi 103A-1/Re I "Reichenberg I" - com dois tripulantes, e sem motor p/ treinamento
Fi 103A-1/Re II "Reichenberg II - com dois tripulantes e motorizado p/ treinamento
Fi 103A-1/Re III "Reichenberg III - Um tripulante e motorizado p/ treinamento
Fi 103A-1/Re IV "Reichenberg IV" - Um tripulante, modelo operacional.

O modelo Fi 103A-1/Re I precisava ser rebocado por um Henschel Hs 126, os outros três eram lançados de um Heinkel 111H-22 em pleno vôo.

Por volta de outubro de 1944, 175 Fi 103 "Reichenberg IV" estavam prontos para entrar em operação com 60 homens da Luftwaffe e 30 da própria unidade comandada por Skorzeny, que juntos com o Leonidas Staffel (uma unidade especial criada no inicio de 1944, liderada por Lange e pertencente à lendária KG 200) estavam prontos para voar com a revolucionaria aeronave em combate. Mas nesta fase, toda a operação foi adiada em favor do programa "Mistel".

Histórico
Séries:
Re IV
Categoria(s):
Míssil tripulado a jato
Tripulantes:
1
Primeiro Vôo:
1944
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Ficha Técnica - Fi 103A-1/Re IV "Reichenberg IV"
Motor:
1x Argus As 014 Staustrahltriebwerk
Potência:
298 kp
Dimensões:
Envergadura:......................................5,70 m
Comprimento:.....................................7,50 m
Altura:................................................. 
Pesos:
Vazio:.................................................. 
Máximo:.............................................2250 kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:...................................... 
Vel. máxima:......................................800 km/h
Vel. ascensão:.................................... 
Autonomia:.........................................330 km
Teto serviço:......................................2500 m
Armamento(s):
830 kgs de explosivo (Sprengsatz)
Fi 103A-1/Re IV "Reichenberg IV"

Principais Aviões
Condecorações