Blohm und Voss Bv 155

Paralelamente às investigações para a construção de uma versão do Bf 109 para grandes altitudes, por volta de 1937 a Messerchmitt estudava um aparelho, denominado Me 155, também ele uma versão do Bf 109, mas especialmente desenhado para operar a partir do porta-aviões Graf Zeppelin.

Quando a construção desta unidade naval foi abandonada o Me 155 foi reformulado, sendo transformado num caça-bombardeiro capaz de transportar uma tonelada de bombas. Contudo em 1943, devido às mesmas pressões que levaram ao desenvolvimento do Bf 109H, o projeto foi de novo modificado. O Me 155 voltou a ser um interceptor, mas já não baseado num porta-aviões, mas num aparelho para grandes altitudes destinado a atacar as formações de bombardeiros aliados.

Mas o projeto arrastava-se na Messerchmitt, devido ao excesso de projetos que este fabricante tinha em mãos. Assim, em Agosto de 1943, o interceptor foi transferido para a Blohm und Voß, o que não deixou de provocar alguns descontentamentos entre os engenheiros da Messerchmitt até então envolvidos no projeto.

Contudo a Blohm und Voß prosseguiu as investigações em ótimo ritmo, e em 1º. de Setembro de 1944, o primeiro protótipo agora designado BV 155 V1 realizou o seu primeiro vôo. Um outro protótipo, mais aperfei- çoado, o BV 155 V2 voaria em fevereiro de 1945. A respeito do V3, nada se conhece, mas o V4 (série C), com radiadores na fuselagem, foi capturado quando a fábrica foi conquistada pelos aliados. As características aerodinâmicas e a sua propulsão tornavam este aparelho uma arma temível quando defrontada a grandes altitudes. O seu armamento incluiria dois canhões de 15, 20 ou 30 mm, nunca se chegou a decidir exatamen-te quais seriam utilizadas.

Histórico
Séries:
Protótipos (V1-V4)
Categoria(s):
Interceptador p/ grandes altitudes
Tripulantes:
1
Primeiro Vôo:
1 de setembro de 1944
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Ficha Técnica
Motor:
1 x DB 603A com turbocompressor TKL15
Potência:
1450 hp
Dimensões:
Envergadura:...................................... 20,50 m
Comprimento:..................................... 12,00 m
Altura:................................................. 02,98 m
Pesos:
Vazio:.................................................. 4870 kg
Máximo:............................................. 6016 kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:......................................  
Vel. máxima:...................................... 690 km/h
Vel. ascensão:....................................  
Autonomia:......................................... 1440 km
Teto serviço:...................................... 16880 m
Armamento(s):
1 x MK108 de 30 mm
2 x MG151 de 20 mm

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