Messerschmitt Bf 109G-2
(Museu Asas de um Sonho - S. Carlos-SP/Brasil)


Único Messerschmitt 109 existente em toda América Latina, este Bf 109G-2/R3 tem um histórico de guerra muito interessante. Após ser atingido, seu piloto conseguiu pousar em um lago congelado na Noruega em 1943, crivado de furos de metralhadora e canhões (alguns podem ser vistos até hoje). Com o descongela-mento o avião afundou e lá ficou por mais de 40 anos.

Na década de 80 foi resgatado e entregue a um museu alemão, que o restaurou parcialmente. Foi então cedido temporariamente para o museu "Asas de um Sonho" pela MTU do Grupo Daimler-Chrysler, empresa que presta serviço de revisão geral de motores dos Airbus para a TAM (Transporte Aéreo Marília).

O serviços de restauração foram concluídos em julho de 2006 após ter sido pintado nas cores de um dos 109 utilizados pelo lendário Hans-Joachim Marseille o "14-amarelo" (W.Nr. 14256).

Fica aqui registrado o nosso mais profundo respeito e admiração pelos idealizadores do museu "Asas de um Sonho", os irmãos Rolim (in memorian) e Jõao Amaro, que com muita luta e perseverança conseguiram fazer com que um grande sonho se transformasse em realidade. Gostariamos de agradecer em nome de todos os entusiastas da Aviação, em especial da Luftwaffe, por nos presentear com esse projeto maravilhoso.

 


Principais Aviões
Condecorações