Messerschmitt Bf 109G-10
(USAF Museum - Dayton/Ohio/EUA)


Este aparelho possui a fuselagem de um G-6 e foi transformado num G-10/U4 (werknummer 610824) em 1944 pela WNF. Conhecido como "2-preto" do II./JG 52 (Gruppe II da Jagdgeschwader 52), ele foi capturado em Neuibiberg proximo a Munique. Esta aeronave é um dos três Bf 109G-10 adquiridos pelo Capitão Fred McIntosh para a coleção de aeronaves com motor a pistão o Watson's Whizzer's".

Depois de passar por testes de avaliação, ele foi levado para Cherbourg de caminhão. Em 19.07.1945 ele foi embarcado no porta-aviões H.M.S junto com vários outros aviões da Luftwaffe capturados, chegando a New York Harbor 14 dias depois, em seguida ele foi levado para Newark/New Jersey e finalmente chegou a Freeman Field próximo a Seymour/Indiana em 17.05.1946.

Lá a aeronave recebeu um novo esquema de cores e o código FE-124 depois alterado para T2-124 durante a reorganização do Air Technical Service Command. O 610824 não foi usado em pesquisas, mas em vez disso ele tornou-se uma aeronave de exposição no inicio do pós-guerra, visitando várias bases aéreas. Uma das últimas a ser visitada foi a Dobbins Army Air Base próximo a Marietta/Georgia quando ficou junto com o T2-118, um Focke Wulf Fw-190 D-13/R11.

Por volta de 1955, Bud Weaver trouxe um motor em perfeitas condições para a aeronave que passou a ficar exposta a céu aberto em algumas de suas propriedades. Em pouco tempo o 610824 tornou-se vítima de vandalismo e foi abandonado. Foi nessa época que ele perdeu suas asas originais indo parar, por engano, no deposito de lixo. Weaver conseguiu recuperar a fuselagem, mas não as asas.

Em meados da decada de 60, foi trazido um "novo" par de asas de um Avia tcheco na tentativa de fazer uma restauração, mas o resultado não foi o esperado e o projeto foi abandonado. Por volta de 1979 e 1984 ele foi vendido para o Doug Arnold's Warbirds of Great Britain Collection ficando junto com outro G-10 (werknummer 610937). Acredita-se que nessa época ele tenha passado por alguma restauração, mas isso não pode ser confirmado.

Em 1989 ele foi vendido junto com o 610937 para o Evergreen Ventures e em 1991 ele foi enviado para o Vintage Aircraft Restorations LTD. em Ft. Collins/Colorado onde, depois de 5 anos, ele foi restaurado em condições de vôo e recebeu o esquema de cores e marcações de um dos aviões de Erich Hartmann. Desde o final dos anos 90 ou início deste século (talvez 01.04.1999) o 610824 vem sendo exibido no USAF Museum em Dayton, Ohio como o "4-azul" da JG 300.

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